Páginas

sábado, 14 de novembro de 2020

Cia de Artes Val Leine apresenta: Casa Aberta 3

 

A história da mulher que durante 3 semanas contou segredos e desabafos ao liquidificador enquanto preparava seu suco matinal;

A história do homem que durante 3 semanas abriu lives no instagram esperando encontrar-se com pessoas que lhe contassem experiências vividas durante a pandemia;

A história do homem que durante 3 semanas recebeu vídeos de todas as partes do mundo com artistas mostrando algo que aprenderam a fazer em casa durante a pandemia. 

Inspirado no texto “Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea” de Eleonora Fabião.




Sinopse: Em “Casa Aberta 3" a Cia Artes Val Leine investiga a linguagem da performance com o desdobramento do mote da casa - assunto central do conto do Conto “Casa Tomada” de Júlio Cortázar - friccionando a ficção e a circunstância real da vida em confinamento provocada pela pandemia. 


Histórico do Evento: O projeto “Casa Aberta” surge no segundo semestre de 2020 reunindo artistas interessados em pesquisar possibilidades de criação cênica virtualmente durante a pandemia. Trata se de um work in progress multi-linguagens inspirado na obra Casa Tomada de Júlio Cortázar. Todo o processo tem sido aberto ao público na plataforma Instagram. Seu primeiro modulo de criação ocorreu em agosto com lives literárias realizadas em parceria entre a Cia Artes Val Leine e o Núcleo Transversal. Em setembro é realizado o segundo modulo Casa Aberta 2 com a exploração da linguagem da fotografia a partir de provocações/imagens do texto de Cortázar. Neste terceiro módulo Casa Aberta 3 o grupo investiga a linguagem da performance com o desdobramento do mote da casa – central no conto de Cortázar - e exploração de circunstâncias reais da vida em confinamento provocada pela pandemia. Foram concebidos 3 programas que serão performados no Instagram cada qual em uma de suas plataformas/formatos: Live, feed e stories. 


A Cia. de Artes Val Leine teve início durante a pandemia a partir do incômodo causado pelo isolamento social e também pela vontade de criar. O grupo passou a explorar contos da literatura e novas dramaturgias por meio de encontros realizados pelos dispositivos de vídeo chamada e vídeo conferência. Após a leitura de contos de autores diversos, os integrantes do grupo decidiram experimentar/trabalhar com o conto “Casa Tomada” escrito em 1953, do autor argentino Julio Cortázar.
A Cia. De Artes Val Leine tem a intenção de transitar pelas diversas linguagens artísticas como: teatro, dança, performance e intervenção, tendo como proposta convidar diretores novos a cada processo criativo.


Ficha Técnica:
Orientação: Tom Paranhos
Performers-criadores: Rodrigo Malaspina e Val Leine
Produção: Cia Artes Val Leine 


Serviço:
De 16.11 a 06.12
Gratuito no Instagram: @cia_artesvalleine
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: